quinta-feira, 3 de abril de 2014

AQUAVIÁRIO


É o que se dá através da água podendo ser por mar, rios e lagos.
Mar = Marítimo
Rio = Fluvial
Lagos = Lacustre
Cabotagem = transporte dentro do país, entre portos locais
Longo curso = transportes entre diferentes países e/ou continentes
Para conhecimento:
Proa = frente
Popa = ré
Estibordo = lateral esquerda (boreste)
Bombordo = lateral direita ( port side)
OBS: olhando se o navio de frente, da proa para a popa).

TRANSPORTE AQUAVIÁRIO:



Vantagens
Desvantagens
Transporte de grandes distâncias Depende de vias apropriadas.
Transporte de grandes volumes É de gerenciamento complexo, exigindo muitos documentos.
Mercadoria de baixo valor agregado. Depende de terminais especializados.
Transporte oceânico. Tempo de trânsito longo
Frete de custo relativamente baixo.



Quando usar o transporte Aquaviário?


Grandes volumes de carga.

Grandes distâncias a transportar.

Trajetos exclusivos (não há vias para outros modais).

Tempo de trânsito não é importante.

Encontra-se uma redução de custo de frete.

Tipos de navios:


Navios para cargas gerais ou convencionais:

Navios dotados de porões (holds) e pisos (decks), utilizados para carga seca ou refrigerada, embaladas ou não.

Navios especializados:

Graneleiros (bulk vessels): carga a granél (líquido, gasoso e sólido), sem decks.

Ro-ro (roll-on roll-off): cargas rolantes, veículos entram por rampa, vários decks de diversas alturas.

Navios Multipropósito:

Transportam cargas de navios de cargas gerais e especializados ao mesmo tempo.

Granel sólido + líquido

Minério + óleo

Ro-ro + container

Navios porta-container:

Transportam exclusivamente cargas em container.

Sólido, líquido, gasoso

Desde que seja em container

Tem apenas 01 (um) deck (o principal)



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